Respostas
Pilhas comuns
As pilhas comuns possuem um fio condutor, que realiza a transferência de elétrons de um metal que tem a tendência de ceder elétrons para um outro metal que tem a tendência de ganhar elétrons. Quando os pólos positivos e negativos da pilha são ligados externamente, ocorre uma reação química em que o pólo positivo libera elétrons que atravessam o circuito. Esse tipo de pilha é capaz de fornecer energia até que o potencial para realizar a reação química se esgote, não podendo ser recarregada.
Pilha comum zinco
Na imagem acima temos os 2 eletrodos, sendo que o positivo (barra de grafite) é chamado de catodo, e o negativo (Zinco), de anodo. Essa barra de grafite é envolvida por vários materias, como carvão, dióxido de manganês e uma pasta úmida, que na pilha comum é feita com Cloreto de Amônio (NH4CL), Cloreto de Zinco (ZnCL2), sais de caráter ácido e água. Esse tipo de pilha geralmente é usada controle remoto e brinquedos.
Pilhas Alcalinas
As pilhas alcalinas seguem o mesmo princípio das pilhas comuns, mas usam como pasta úmida o hidróxido de potássio.Essa substância realiza a transferência de elétrons com mais facilidade, armazenando uma maior quantidade de energia e consequentemente por um tempo maior do que uma pilha comum, sendo indicadas para equipamentos como players de CD/DVD, MP3, rádios, lanternas e câmeras digitais.
Bateria de Níquel Cádmio
A bateria de Níquel Cádmio foi o segundo tipo de bateria recarregável a ser desenvolvido. Nela, os pólos positivo e negativo estão no mesmo recipiente, com o positivo (anodo) coberto de hidróxido de níquel, e o negativo coberto de material sensível ao cádmio, ambos isolados por um separador. Os dois pólos são envolvidos por uma substância eletrolítica, geralmente uma solução de Hidróxido de Potássio.
Baterias Níquel Cadmio NiCd
Baterias de Níquel Cádmio são cada vez mais raras de se encontrar, pois além de muito poluentes, tem menor capacidade de armazenamento e menor vida útil, além de sofrer de um problema chamado “efeito memória”. Nessa bateria, o ideal é que ela seja completamente descarregada antes de uma nova recarga.
Baterias de Ion-Lítio
A bateria de Ion-Lítio é um tipo de bateria recarregável muito utilizada em equipamentos portáteis, como telefones celulares e câmeras digitais, armazenando o dobro de energia de uma bateria de hidreto metálico de níquel (ou NiMH), e três vezes mais que uma bateria de Níquel Cádmio (NiCd). A bateria de Ion-Lítio também é bastante leve e segura, por ser hermeticamente fechada, e tem uma durabilidade aproximada de 3 anos, quando começa a perder a eficiência. Cuidados especiais devem ser tomados com esse tipo de bateria, pois ela é extremamente sensível ao calor.
Baterias de chumbo-ácido
As baterias de chumbo-ácido, geralmente usadas em automóveis, são formadas internamente por 6 “pilhas” de 2V, totalizando 12V. Em cada pilha o pólo positivo (catodo) é formado por placas de chumbo revestidas com óxido de chumbo (PbO2), e o pólo negativo (anodo) é formado por placas de chumbo. Os dois pólos são mergulhados em uma solução de ácido sulfúrico. Durante o carregamento, a reação química que gera energia faz com que ocorra perda de água, o que faz com que esse tipo de bateria necessite de manutenção constante e reposição de água destilada para que ela não perca a eficiência.
Para resolver esse problema, foi criada a bateria selada.
Bateria Selada
Na bateria selada, é adicionado 0,07% de cálcio aos eletrodos de chumbo, o que diminui drasticamente a decomposição/perda de água. Além disso, essas baterias geram oxigênio no eletrodo positivo e hidrogênio no negativo, que se combinam para formar água.
Bateria Selada Rontek
Isso dispensa a manutenção periódica e faz com que a bateria permaneça com o mesmo nível de água durante toda a sua vida útil, que vai de 2 a 5 anos. Entretanto, devemos evitar situações de sobrecarga, pois nessa situação toda a água da bateria pode ser perdida, e consequentemente a bateria não pode mais ser utilizada