Viviane Catenacci recorre a Nestor García-Canclini para destacar a importância da desconstrução do popular e, posteriormente, reconstruir esse conceito. Explique por que esse processo é cada vez mais necessário na atualidade.
Respostas
Olá!
Segundo Viviane Catenacci, no artigo Cultura Popular entre a tradição e a transformação, cita Nestor quando diz que ele destaca a importância da desconstrução do conceito popular para construir esse conceito novamente. Sendo esse processo de reconstrução uma tarefa a ser realizada pelo conjunto de todas as ciências.
A historia do popular sempre esteve ligada a ideia dos excluídos. A ideia do popular sempre foi construído. O que é considerado popular hoje, talvez não fosse na década de 50.
Vivian diz em seu artigo "A proposta de desconstrução do conceito popular passa, segundo o autor, pela necessidade de desfazer as operações científicas e políticas que levaram à cena o popular: o folclore, as indústrias culturais, o populismo político".
Espero ter ajudado. Abraço!
Podemos afirmar que o que é "popular" apresenta um caráter extremamente relativo. Isso ocorre porque o popular é o que está em voga de acordo com o tempo e o espaço, variando assim em diferentes culturas, religiões e até mesmo estados.
O processo de desconstrução do popular, portanto é de extrema importância para a valorização das diversidades presentes no mundo e na sociedade como um todo, e para a compreensão da pluralidade presente nesta.