• Matéria: Pedagogia
  • Autor: emilyfernandesov1qe1
  • Perguntado 8 anos atrás

“Aracaju tem se mostrado um exemplo de experiência inovadora em termos de gestão educacional. Desde 2002, a legislação do município determina que, em vez de um diretor, as escolas sejam dirigidas por um coordenador geral e outros dois educadores, cada um com diferentes papeis. Essa estrutura, porém depende do tamanho da instituição. As escolas menores têm somente um profissional, responsável pelos aspectos burocráticos e educativos. Já nas creches e nas unidades com mais de 200 alunos, ou com três turnos de funcionamento, o encarregado geral divide as tarefas com o coordenador pedagógico. Acima de 500 estudantes, o estabelecimento deve ter, além dos dois coordenadores citados, um terceiro voltado aos assuntos administrativos. As atribuições desses cargos, e as regras de eleição para os mesmos, estão esmiuçadas nos 20 artigos que compõem a lei nº 3075. Essa equipe é eleita para mandatos de dois anos, com direito a uma reeleição. Os candidatos devem ter no mínimo três anos de exercício no Magistério da cidade e ao menos três meses na unidade escolar para a qual vão concorrer. É exigida a licenciatura e, para os que concorrem à área pedagógica, formação em Pedagogia ou pós-graduação em Educação. O voto é direto, secreto e facultativo, destinado aos estudantes maiores de 14 anos, pais de alunos e funcionários da escola. (JUCA GIL. Todos significa todos. In Revista Nova escola – Gestão escolar. São Paulo : 2011, edição n. 16.)
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I - O principal traço caracterizador das inovações implementadas pelo município de Aracaju está relacionado à forma como as escolas municipais são geridas, conforme inclusive determina sua Lei n. 3075.
POR QUE
II - As escolas municipais são geridas não mais por um diretor, mas por um Coordenador Geral e outros educadores. Caso, entretanto, a escola seja menor haverá apenas um coordenador. Estes gestores são eleitos através de voto direto, secreto e facultativo.
É correto afirmar que:


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.


As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.


As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Respostas

respondido por: valppaes
19

As duas são preposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Perguntas similares