• Matéria: Saúde
  • Autor: saifreh1679
  • Perguntado 8 anos atrás

oque pode levar uma pessoa a entrar em coma

Respostas

respondido por: mfernandass11
0

Existem duas maneiras diferentes de causar coma em alguém. A primeira é lesar apenas a área de ativação cerebral, localizada no tronco. Esta lesão pode ser causada pela presença de um tumor, por hemorragia (perda de sangue) ou pela falta de sangue, chamada de isquemia, entre outras causas menos comuns. A segunda maneira é lesar todo o córtex, o que é muito difícil de acontecer com tumores ou hemorragia. Esta lesão extensa só acontece quando falta sangue de uma maneira generalizada no cérebro - como ocorre na parada cardíaca - , quando falta algum nutriente essencial ou quando alguma substância nociva ao cérebro está presente no organismo. Estas duas últimas causas são denominadas "causas metabólicas de coma".  

Causas relacionadas com o fornecimento de sangue ao cérebro

Uma das principais causas de coma no mundo é o que os médicos chamam de "Acidente Vascular Cerebral" ou AVC. Os vasos, como todos sabem, são estruturas em forma de pequenas tubulações cuja função é circular sangue pelo corpo, inclusive pelo cérebro.  

O sangue leva ao cérebro duas coisas imprescindíveis ao seu funcionamento: oxigênio e nutrientes, principalmente a glicose, que é um tipo de açúcar. O cérebro é um órgão muito sensível e suas células começam a morrer apenas 4 a 5 minutos após a interrupção do fornecimento de sangue pelo organismo. Como as células do sistema nervoso não são capazes de se regenerar, uma vez mortas, as funções daquela região cerebral são perdidas para sempre.  

No AVC, ocorre uma interrupção brusca do fornecimento de sangue para o cérebro. Há duas maneiras disto ocorrer. Uma é haver um "entupimento" em um dos vasos cerebrais. A esta ocorrência chamamos AVC isquêmico ou AVCI. Outra é haver uma ruptura do vaso seguida de sangramento. A esta ocorrência chamamos AVC hemorrágico ou AVCH. Note que, apesar das pessoas leigas chamarem o AVC de "derrame", apenas no AVCH temos um real sangramento!  

Existem alguns fatores que facilitam a ocorrência de AVCI. Estes fatores são os mesmos que facilitam a ocorrência de infarto, que nada mais é do que o entupimento dos vasos que levam sangue ao coração, com subsequente morte das células cardíacas. São eles: hipertensão arterial não controlada (a famosa "pressão alta"), obesidade, tabagismo, presença de níveis aumentados de colesterol no plasma, sedentarismo e diabetes mellitus.  

Infelizmente, o moderno estilo de vida das sociedades ocidentais facilita a ocorrência de todos estes fatores. Ingestão de alimentos gordurosos aumenta a taxa de colesterol, além de favorecer a obesidade. Os confortos da vida moderna fazem muitas pessoas não se exercitarem o suficiente, contribuindo para aumentar a chance de ocorrência de AVC.  

Um fator de risco para AVC extremamente importante é o tabagismo. O tabagismo aumenta muito a chance de formação de trombos (sangue coagulado), que causam os já citados entupimentos. O fator tabagismo é muito intensificado pelo uso de pílulas anticoncepcionais. Não é raro vermos mulheres jovens vítimas de um AVC (e de infarto cardíaco também!) devido ao uso simultâneo de pílulas anticoncepcionais e fumo. Esta associação é tão perigosa que os médicos consideram uma contraindicação absoluta o uso de anticoncepcionais por mulheres acima de 35 anos que fumam.  

O diabetes mellitus é outro importante fator de risco para AVCI. Esta doença faz com que aumentem os níveis de açúcar (glicose) no sangue da pessoa. Para controlar estes níveis, os diabéticos devem fazer uso de medicamentos (comprimidos ou injeções de insulina) e não podem comer alimentos ricos em açúcar ou gorduras. Em longo prazo, algo em torno de 10 a 20 anos, uma pessoa com diabetes sem controle pode vir a apresentar entupimento dos vasos e assim apresentar AVC ou infarto cardíaco.  

O fator mais importante de todos como causa de AVCH, no entanto, é a hipertensão arterial, chamada pelos leigos de "pressão alta". Esta doença é exatamente isto que o nome diz: um aumento da pressão sanguínea do organismo. Esta é uma doença muito traiçoeira, porque o aumento de pressão, com raras exceções, não causa nenhum sintoma no organismo: nem dores de cabeça, nem tontura, nem nada. No tratamento da hipertensão o paciente deve, portanto tomar remédio TODOS OS DIAS, independente de sentir ou não alguma coisa, pois só assim pode-se garantir que sua pressão estará sempre controlada.  

Muitas pessoas, erroneamente, acreditam que podem "prever" quando sua pressão aumenta, pois sentem dor de cabeça ou outros sintomas físicos e assim só tomam o medicamento ao sentir tais sintomas. Na verdade, estes sintomas geralmente não tem nada a ver com aumento de pressão sanguínea e esta pessoa está com seus níveis de pressão descontrolados a maior parte do tempo. Pacientes como o descrito acima são geralmente aqueles que acabam sofrendo um AVCH, pois a pressão alta descontrolada é o maior fator de risco para este tipo de AVC.  




Perguntas similares