1)-Para responder a esta questão, leia o texto a seguir, da autoria de Jô Soares: Portugês é fácil de aprender porque é uma língua que se escreve exatamente como se fala.
Pois é. U purtuguêis é muinto fáciu di aprender, purqui é uma língua qui a genti iscrevi ixatamenti cumu si fala. Num é cumu inglêis qui dá até vontadi di ri quandu a genti discobri cumu é qui si iscrevi algumas palavras. Im
purtuguêis não. É só prestátenção. U alemão pur exemplu. Qué coisa mais doida? Num bate nada cum nada. Até nu espanhol qui é parecidu, si iscrevi muito diferenti. Qui bom qui a minha língua é u purtugêis. Quem soubé falá sabi iscrevê.
Percebe-se, no texto, que o autor utiliza duas modalidades da nossa linguagem. Desse modo, verfique os enunciados seguintes e classifique-os como V para verdadeiro ou F para falso:
1. Com exceção do primeiro enunciado, todo o restante do texto reproduz o modo como as palavras são pronunciadas na fala.
2. Percebe-se que a maior parte do texto fica bem mais próxima da modalidade falada, pois o autor grafa não o modo como as palvras são escritas, conforme o estabelecido pela norma padrão, mas, sim, os sons que são produzidos por um falante ao pronunciá-las. Isso
acontece numa sitação iformal, na qual é obrigatório seguir a risca a norma padrão e expressa o modo espontâneo e corriqueiro de utilização da língua pelos falantes.
3. O promeiro enunciado do texto representa o modo como a norma padrão estabelece a forma correta de grafar as palavras.
4. As duas modalidades de linguagem retratadas no texto são referentes á escrita e á fala.
a) V-V-V-F
b) V-V-F-F
c) V-V-V-V
d) V-F-F-V
e) V-F-V-V
ME AJUDA AI PESSOAL ESTOU PRECISANDO URGENTE.
Respostas
respondido por:
9
Vamos analisar cada enunciado por vez para, ao final, indicar a resposta correta da questão:
1) Verdadeiro. Trata-se exatamente do referido.
2) Falso. Numa situação informal, não é obrigatório seguir a risca a norma padrão da língua.
3) Verdadeiro. Pode-se notar que, ao contrário do restante do texto, a primeira frase não necessariamente é a exata contraparte de sua versão falada, mas corresponde em perfeição à norma culta da língua, que se vê também como a forma correta.
4) Verdadeiro. Conforme o próprio texto mostra, a maior parte do escrito corresponde ao que se seria falado.
Com a sequência sendo V - F - V - V, a resposta correta da questão só pode ser a e.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás