Respostas
Celsius x Kelvin x Fahrenheit
Escala Celsius
Essa escala de temperatura parte do ponto zero na temperatura em que a água congela e conta como 100 o ponto onde a água ferve, entrando em ebulição. Considerando a água como principal ponto de análise térmica, as medidas feitas em graus Celsius (ºC) partem da análise da água. A escala não é a mais usada no mundo; Foi oficializada em 1742, pelo astrônomo e físico sueco Anders Celsius, considerando pontos de pressão normal 0º C no congelamento da água e 100º C no ponto de ebulição da mesma.
Escala Kelvin
A escala de Kelvin é a mais utilizada no mundo, criada e desenvolvida por William Tomson, popularmente conhecido pela alcunha de Lord Kelvin. Ele estudou o comportamento dos gases para fazer a análise de temperatura, descobrindo o máximo e o mínimo de temperatura que um corpo poderia atingir, que seria o equivalente a -273º C. Determinando o ponto zero de sua escala a partir destes valores, criou a conhecida escala absoluta, utilizada como referência universal na análise de temperatura. Nela, a água entra em processo de congelamento a 273 Kelvin (K) e entra em ebulição a 373 K. Por convenção, essa escala não utiliza graus, ou seja, a leitura da temperatura medida é de “tantos Kelvin”, e não “tantos graus Kelvin”.
Escala Fahrenheit
Esta escala de temperatura, muito utilizada em países de língua inglesa, foi criada em 1708, pelo físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit. Os valores utilizados tem como referência a temperatura de uma mistura de gelo e cloreto de amônia, no ponto zero (0º F) e a temperatura do corpo humano (100º F).
Diferenças entre as escalas
Nos pontos zero, a escala Fahrenheit equivale a 32º F e a Kelvin equivale a 273 K. Nos pontos de ebulição da água, que definem as máximas de temperatura a partir do ponto zero, consideramos Celsius em 100º C, Kelvin em 373 K e Fahrenheit em 212º F, de acordo com o diferencial de escalas termométricas estabelecido desde o ponto zero.