Este conto de José J. Veiga, escritor goiano, tem várias “camadas” de compreensão. Pode ser lido tantocomo uma história entre animais, quanto como uma alegoria das relações humanas. Ele apresenta umapersonagem e também uma história diferente.Assim, ao longo do conto, observamos alterações no comportamento e nos sentimentos do cão de acordocom o que ocorre na convivência com a família. Para isso, o narrador empresta a ele característicaspróprias dos seres humanos. Retire do texto passagens ou episódios em que o cão:1.a) Analisa situações e traça estratégias de comportamento para conseguir seus objetivos e ser respeitado.
Respostas
Olá!
O conto a que se refere o enunciado de sua questão é "O Cachorro Canibal", de José J. Veiga. Ele segue em anexo.
O cachorro protagonista do conto assume a atitude humana de traçar estratégias de comportamento para obter respeito no seguinte trecho da narrativa:
"(...)
Para começar, era preciso não exagerar na gratidão. Se um cachorro mostra muita gratidão as pessoas podem pensar que ele não está habituado com bom trato e acabam relaxando nas atenções (...). A melhor maneira de impor-lhes respeito é fazê-las pensar. (...) Em vez de se atirar aos pés da primeira pessoa que lhe estala os dedos, o cachorro ajuizado deve mostrar uma certa frieza. (...)
Aplicando todas as suas habilidades na fase difícil dos primeiros contatos ele conseguiu fazer-se notado e respeitado.
(...)"
Espero ter ajudado, um abraço! :)