quais são as principais objetivos e as consequências da revolução verde para agricultura brasileira ?
Respostas
A revolução verde consiste em um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar a produção agrícola no mundo. Dentre estas tecnologias podemos citar o controle de pragas com agrotóxicos, a utilização de sementes transgênicas (Organismos Geneticamente modificados - OGM) que deixam a planta mais resistente - o melhor exemplo aqui no Brasil é a soja -, a automatização da colheita e a correção dos solos, tudo visando um melhor aproveitamento das áreas agricultáveis e ampliando o uso intensivo do solo.
Como consequências positivas temos a maior produção de alimentos e de matéria prima voltada para a produção de energia como, por exemplo, a cana-de-açúcar (produção de etanol) e o aumento da quantidade de empregos FORMAIS.
Como consequências negativas temos o esgotamento do solo devido ao uso intensivo, a eutrofização de ambientes aquáticos e a contaminação de lençóis freáticos devido ao uso de fertilizantes e agrotóxicos, o aumento da desigualdade no campo, uma vez que para competir com grandes produtores fica cada vez mais difícil e o aumento do êxodo rural.