• Matéria: Pedagogia
  • Autor: cairesjane
  • Perguntado 8 anos atrás

Por volta do século 800 a.C., começaram a se formar na Grécia as cidades- Estado – foi o surgimento da pólis. A sociedade rural, típica do período homérico, que não possuía escrita, é substituída por organizações sociais mais complexas em forma de Estado, ou seja, com um governo apoiado pela lei escrita, cobrança de impostos, uma burocracia pública e um exército regular. Entretanto, cada cidade-estado adotaria o seu modelo de organização da sociedade, da política, da economia e da educação. Dentre as inúmeras pólis que surgiram no Período Clássico, duas disputariam a liderança do mundo grego, embora se diferenciassem radicalmente no que diz respeito à suas organizações política, social e educacional: Esparta e Atenas. Está incorreto afirmar, em relação à educação Espartana:

Respostas

respondido por: Matheusieti
3

Olá!

Você esqueceu as alternativas.

1. Nessa fase de priorização da formação militar, a educação se constituiu, na verdade, no que os gregos chamavam de agogê, ou seja, num adestramento militar. A agogê iniciava-se já no nascimento, com a prática da eugenia, ou seja, da seleção dos indivíduos considerados aptos a viver numa sociedade guerreira.

2. Com o passar do tempo, a educação foi se tornando cada vez mais rude, até que, por volta do século IV a.C., o ensino priorizou a formação militar, preocupando-se em ensinar a ler e a escrever apenas o mínimo necessário.

3. A ascensão de uma próspera classe de comerciantes fez-se a partir do século V a.C. Eles se interessaram pelo saber, interesse esse que impulsionou o surgimento da Filosofia. Na pólis, as virtudes louvadas não eram mais as da aristocracia, definida pelo nascimento, de "origem divina", cuja preponderância derivava da coragem como guerreiro, mas sim as cívicas, do cidadão e da sua capacidade de se envolver nas discussões políticas, da participação ativa nas decisões das assembleias democráticas.

4. Se fosse aprovada pelos anciãos, a criança era devolvida para os pais, e as do sexo masculino ficavam com a família até os 7 anos. A partir dessa idade, eram arregimentados em tropas, e passavam a viver coletivamente com outros meninos da mesma faixa etária e a frequentar escolas-ginásios.

5. O Estado espartano foi organizado pelo legislador Licurgo, por volta do século IX a.C., que propôs uma educação fundamentada no preparo militar, completada pelo ensino musical e formação esportiva.


Agora podemos responder corretamente.

A terceira alternativa é a que menos possui coerência em relação ao texto.

Partindo deste ponto, notamos que a educação espartana tinha como foco o preparo militar, ou seja, o objetivo era tornar os cidadãos aprovados pelos anciões em guerreiros dignos, por isso era decretada a morte dos bebês considerados "inválidos".

Partindo deste ponto, o foco de Esparta era o ingresso dos jovens a partir dos 7 anos em escolas que também eram ginásio e aos 21 batalhar, podendo somente aos 30 se casar.

Até mais!


Perguntas similares