Por volta do século V a.C., foi criada a palavra paideia, que de início significava apenas "criação dos meninos" (pais, paidós, "criança"). Mas, com o tempo, a palavra adquiriu nuanças que a tornaram intraduzível (Aranha, 1996, p. 41). Em relação a este termo é incorreto afirmar:
Respostas
Olá!
Você esqueceu as alternativas.
1. Considera-se que a Pedagogia, a Democracia e a Psicologia são os pontos culminantes e exemplares da paideia.
2. A paideia inspirou a Educação grega, cuidando em transmitir às futuras gerações esse modo de vida, sem cair no tradicionalismo da Educação oriental com seu apego ao passado e caráter próreligioso. Assim, o "sentido de civilização" grega – a paideia – ensinou ao mundo ocidental a ser Ocidente.
3. A ideia de paideia, da formação do homem através do contato orgânico com a cultura, organizada em curso de estudos, com o centro dedicado aos "studia humanitais", que amadurece por intermédio da reflexão estética e filosófica, encontra na pedagogia – na teorização da educação subtraída à influência única do costume – seu próprio guia.
4. Paideia é o termo que pode ser explicado como "sentido de civilização", por caracterizar o mundo grego com seus valores, suas estruturas culturais e sociais e suas relações normativas.
Agora podemos responder corretamente:
A terceira alternativa é a que menos se aplica como correta.
Bem, o termo studia humanitatis, tinha como principal objetivo o estudo da gramática excluindo a lógica, assim, eles acrescentavam o estudo difundido na Grécia unindo filosofia e poesia.
Além disso, esse termo foi difundido por volta do século XV apenas, sendo parte da gênese do Humanismo Italiano, sendo os indivíduos que ministravam esse conceito, chamados de humanistas, como dito acima, buscando referências no mundo antigo mas não estando presente no período de articulação da educação grega.
Até mais!