Respostas
1. A Bolívia é formada por 36 nações e povos indígenas, e todos os seus idiomas são reconhecidos como oficiais, além do espanhol. Por isso, o nome oficial do país é Estado Pluri nacional da Bolívia.
2. O nome do país é uma homenagem ao militar venezuelano Simón Bolívar, que atuou na independência da Bolívia e de outros países da América do Sul. Até 1825, o país se chamava República Bolívar.
3. O país tem duas capitais: Sucre, capital constitucional, e La Paz, onde fica a sede do governo.
4. La Paz foi a primeira cidade da América do Sul a ter energia elétrica, gerada a partir de esterco de lhama.
5. La Paz é considerada a capital mais alta do mundo, localizada a 3.640 metros acima do nível do mar. O ponto mais alto do país é o pico Sajama, com 6.542 metros de altura.
6. A estatura média das mulheres bolivianas fica abaixo de 1,40m, o que as classifica, de acordo com critérios médicos, como anãs.
7. O maior deserto de sal do mundo fica na Bolívia, na cidade de Uyuni, com 10.582 quilômetros quadrados.
8. Dentro do salar, existem hotéis totalmente construídos de sal, inclusive as camas.
9. Bolívia é um país sem mar, mas nem sempre foi assim. Durante a Guerra do Pacífico, no final do século 19, o país foi obrigado a ceder a província de Antofagastita ao Chile, perdendo sua única área costeira. Até hoje o assunto é tratado como um problema nacional, e existe até um museu dedicado ao mar na cidade de La Paz.
10. O atual Estado brasileiro do Acre pertenceu à Bolívia até 1903, quando o Brasil comprou a área por 2 milhões de libras esterlinas, mais um pedaço do Mato Grosso e a promessa de construir uma ferrovia. Recentemente, o presidente Evo Morales disse que o Estado foi dado em troca de dois cavalos, mas não existe qualquer evidência do escambo com animais.