Rompe o Poeta Com a Primeira Impaciência Querendo Declarar-se e Temendo Perder Por Ousado.
Anjo no nome, Angélica na cara,
Isso é ser flor, e Anjo juntamente,
Ser Angélica flor, e Anjo florente,
Em quem, senão em vós se uniformara?
Quem veria uma flor, que não a cortara
De verde pé, de rama florescente?
E quem um Anjo vira tão luzente,
Que por seu Deus, o não idolatra?
Se como Anjo sois dos meus altares,
Fôreis o meu custódio, e minha guarda,
Livrara eu de diabólicos azares.
Mas vejo, que tão bela, e tão galharda,
Posto que os Anjos nunca dão pesares,
Sois Anjo, que me tenta, e não me guarda.
1 ) Qual é o assunto principal do poema ?
2 ) observe as seguintes palavras : anjo, Angélica,flor e Florence, que efeito de sentido é criado por esse recurso empregado pelo autor?
3 ) nos versos"Anjo no nome, Angélica na cara,/Isso é ser flor,e Anjo juntamente,/ser Angélica flor,e Anjo florente," que efeito de sentido o emprego da vírgula,nesses três primeiros versos,cria ?
4 ) Nos verso"Mas vejo, que tão bela,e tão galharda", explique qual é o tipo de relação que a palavra"Mas"estabelece entre as estrofes.
5 ) Nos verso"Isso é ser flor,e Anjo juntamente",há um termo responsável por estabelecer uma relação entre os períodos que compõem o enunciado.Que termo é esse e qual relação ele estabelece no trecho ?
Respostas
Olá,
1) O tema do poema "Rompe o Poeta Com a Primeira Impaciência Querendo Declarar-se e Temendo Perder Por Ousado" é o amor romântico do eu-lírico pela figura de Angélica.
2) O uso dessas palavras produz um efeito estético na poesia, visto que ele utiliza de forma inteligente palavras parecidas e com relações entre si.
3) A vírgula utilizada nos trechos é que dá sentido ao que o autor queria expressar, separando os termos para que haja compreensão. A exemplo de "Anjo no nome, Angélica na cara," onde causa um efeito de disparidade entre o nome e o rosto, visto que Angélica não possui cara de anjo.
4) A relação da palavra "mas" no trecho citado é de oposição ao que foi dito anteriormente.
5) Os termos utilizam-se do verbo "ser", "ser flor" e "ser anjo", cujo objetivo do autor é mostrar a ingenuidade "angelical" de Angélica, ao mesmo tempo que ressalta sua beleza.
Abraços!