O filme “O diabo veste Prada” traz como personagem principal a atriz Anne Hathaway que vive Andrea, jornalista recém-formada a procura de trabalho em sua área. No entanto, surge uma oportunidade de emprego como assistente de Miranda Priestly, personagem vivida por Meryl Streep, uma executiva de sucesso na Runway, uma famosa editora de moda. Durante o filme é possível perceber vários pontos interessantes a respeito do comportamento corporativo e da ética empresarial. O mercado da moda se mostra altamente competitivo e agressivo, as pessoas que atuam nesse ambiente não medem esforços para alcançar seus objetivos.

Após assistir ao filme “O diabo veste Prada” responda:

1) Andrea apresenta claramente uma mudança comportamental durante o filme. Discorra a respeito dessa mudança comportamental explicando, com base nos conceitos da cultura organizacional, como era Andrea no início do filme e qual foi o fato que a fez transformar seu comportamento.

2) Em determinado momento do filme, Miranda pede a Andrea que resolva uma situação muito difícil, quase impossível de ser resolvida, no entanto Andrea consegue resolver e surpreende Miranda. Com base nos conceitos da Ética Organizacional responda:
a. Qual a relação existente entre o pedido de Miranda, a cultura organizacional e a ética?
b. O pedido de Miranda esconde a verdadeira intenção a respeito do resultado para agir com Andrea. Qual era essa intenção, por que Miranda tomou essa decisão de fazer esse pedido que ela sabia que seria impossível e, qual a relação do comportamento ético de Andrea e Miranda nessa situação?

3) Um famoso autor escreveu “Os fins justificam os meios”. Quem é o autor dessa frase e o que a leva ser atual no mundo corporativo e no filme?

Respostas

respondido por: thaynnaba
18

Olá!

No caso em questão podemos afirmar que a personagem muda completamente de comportamento tendo em vista que ela sempre visa melhoria dentro da empresa e principalmente quer agradar a sua chefe que é uma pessoas bastante intransigentes

Assim, isso configura algo comum nas empresas de hoje, tendo em vista a competição que temos no mercado, onde os administradores das empresas fazem pedidos quase impossíveis d serem realizados e querem metas difíceis de serem alcançadas por parte dos trabalhadores, o que acaba minando a questão da ética dentro do ambiente de trabalho.

A frase é de Maquiavel que ele quer dizer que não importa o que se faça para chegar a um objetivo, tudo deve ser feito para que o objetivo deva ser alcançado.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares