• Matéria: Português
  • Autor: thayonarasilva5
  • Perguntado 7 anos atrás

Alguém me ajuda a fazer uma produção textual de ITSs e DSTs?

Respostas

respondido por: babsuchoa
1

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passa a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

Cada um dos tipos conhecidos de IST's apresentam níveis de desconfortos, sejam eles intensos ou não. Logo, deve-se estar atento às formas de prevenção. Uma das maneiras mais eficazes de se prevenir contra as ISTs é fazer exames regulares. Inúmeros exames são sugeridos para as mais diversas formas de ISTs e com regularidades diferentes. Abaixo algumas das mais importantes recomendações:

Diminuir o número de parceiros sexuais diminui muito a chance de contrair ISTs. Conversas com os parceiros sobre a história médica pregressa, exames e conversas claras podem evitar surpresas desagradáveis envolvendo ISTs

As vacinas são outro modo preventivo muito seguras, efetivas e recomendadas para prevenir hepatite B e infecções pelo vírus HPV.  Ambas devem ser aplicadas preferencialmente antes do início da atividade sexual, mas podem ser utilizadas depois.

O uso correto da camisinha é altamente efetivo na prevenção de ISTs. Ela deve ser usada no sexo vaginal, anal e oral. Contudo, a camisinha é pouco efetiva na proteção contra herpes e HPV, de modo que a atenção e cuidado devem ser constantes.

Algumas doenças sexualmente transmissíveis podem ser tratadas e curadas, mas algumas não podem. Essa é uma das razões pela qual é VITAL preveni-las.


thayonarasilva5: esse texto nao foi tirado da internet nao ?
Perguntas similares