O Estado Brasileiro historicamente se baseou em uma política assimilacionista em seu indigenismo oficial. O Brasil sempre procurou, através de suas políticas oficiais, a integração dos indígenas aos padrões da sociedade não indígena. Em suma, o país pouco fez para respeitar as culturas e valores próprios de cada povo indígena. Um exemplo disto foi a proibição do uso das línguas indígenas em prol do idioma oficial, o português. Então, por política assimilacionista do indigenismo oficial devemos compreender as medidas contrárias à diversidade cultural dos povos indígenas praticadas pelo Brasil – e seus diversos governos – ao longo da história. Entretanto, a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas propõe um modelo complementar e diferenciado de organização dos serviços em saúde indígena.
Analise as colunas apresentadas a seguir e estabeleça uma relação entre elas:
A - Indica que as ações que envolvem a assistência farmacêutica no contexto da atenção à saúde indígena devem partir das necessidades e da realidade epidemiológica de cada Distrito Sanitário. Nesse sentido, as práticas de saúde tradicionais que envolvem o uso de plantas medicinais e demais produtos da farmacopeia tradicional devem ser valorizadas e incentivadas. I - Preparação de recursos humanos para atuação em contexto intercultural.
B -Prevê a promoção de cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização para gestores, profissionais de saúde e assessores técnicos (indígenas e não indígenas). II - Articulação dos sistemas tradicionais indígenas de saúde.
C - Considera que os sistemas tradicionais de saúde são imprescindíveis para a execução de ações e projetos de saúde e para a elaboração de propostas de prevenção/promoção e educação para a saúde adequadas ao contexto local. III - Promoção do uso adequado e racional de medicamentos.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente as colunas:
Escolha uma:
a.
I-C; II-B; III-A.
b.
I-B; II-C; III-A.
c.
I-B; II-A; III-C.
d.
I-A; II-B; III-C.
e.
I-C; II-A; III-B. indígenas). II - Articulação dos sistemas tradicionais indígenas de saúde. C - Considera que os sistemas tradicionais de saúde são imprescindíveis para a execução de ações e projetos de saúde e para a elaboração de propostas de prevenção/promoção e educação para a saúde adequadas ao contexto local.
Respostas
respondido por:
36
I-B; II-C; III-A. Correto
Corrigido pelo ava
respondido por:
24
I-B; II-C; III-A. Correto
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás