1. Sobre o chamado Estado de bem-estar social, considere o texto abaixo:
Quanto à pobreza e a miséria, na década de 1980, muitos dos países mais ricos e desenvolvidos se viram outra vez acostumando-se com a visão diária de mendigos nas ruas, e mesmo com o espetáculo mais chocante de desabrigados protegendo-se em vãos de portas e caixas de papelão, quando não eram recolhidos pela polícia. Em qualquer noite de 1993 em Nova York, 23 mil homens e mulheres dormiam na rua ou em abrigos públicos, uma pequena parte dos 3% da população da cidade que não tinha tido, num ou noutro momento dos últimos cinco anos, um teto sobre a cabeça. No Reino Unido (1989), 400 mil pessoas foram oficialmente classificadas como ‘sem teto’. Quem, na década de 1950 ou mesmo no início da de 1970, teria esperado isso? O reaparecimento de miseráveis sem teto era parte do impressionante aumento da desigualdade social e econômica da nova era. Pelos padrões mundiais, as ricas ‘economias de mercado desenvolvidas’ não eram – ou ainda não eram – particularmente injustas na distribuição de sua renda (p. 396).
Fonte: HOBSBAWN, E. Era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Considerando o que estudou na disciplina, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Os indivíduos em situação de risco, no chamado Estado de bem-estar social, são atendidos pelas políticas públicas assistenciais.
II. O Estado precisa direcionar os recursos necessários para a assistência social, dando também condições de mercado para o fortalecimento de empresas nacionais que gerem emprego.
III. O Estado de bem-estar social opõe-se à ideia de Estado Liberal, que beneficia a minoria e quer o máximo de independência.
Está correto o que se afirma em:
a. I, II e III.
b. Apenas a I
c. I e III.
d. II e III.
e. I e II.
Respostas
respondido por:
28
A resposta correta é I, II e III.
Sou aluna da Unifacs,respondi uma pergunta igualzinha a essa.
Coloquei assim e acertei.
respondido por:
18
I é verdadeira, pois no Estado de bem-estar social busca-se garantir um nível mínimo para os serviços públicos e bens sociais, de modo que todos os cidadãos, independente de critérios de renda, possam ter acesso aos bens básicos.
II é verdadeira, pois este tipo de política não é socialista, mas capitalista, de modo que buscava-se equilibrar os deveres de assistência social com uma alta competitividade econômica.
III é verdadeira, pois no Estado Liberal a ideia é que o Estado tenha um papel reduzido, enquanto que no Estado de bem-estar social ele garante uma série de direitos.
É correta a alternativa A.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás