Os dispositivos semicondutores de potência devem ser capazes de suportar grandes correntes e elevadas tensões reversas em seu chaveamento. Além disso, em várias aplicações de eletrônica de potência há a necessidade de uma operação em elevadas frequências de chaveamento dos dispositivos semicondutores, como, por exemplo, os inversores de tensão, necessários para a construção de filtros ativos de potência. Dessa forma, os dispositivos semicondutores devem possuir baixas perdas de potência durante o chaveamento. O Gráfico-1 ilustra as características de operação de alguns semicondutores de potência e seus limites, o que permite definir suas principais aplicações:
Respostas
A resposta correta é:
V V F F V.
Resposta:
V-V-F-F-V.
Explicação:
(VERDADEIRO) O IGBT é um componente que se torna cada vez mais recomendado para comutação de carga de alta corrente em regime de alta velocidade (alta frequência).
(VERDADEIRO) Os Tiristores são os dispositivos que conseguem suportar os maiores valores de corrente e tensão, mas não podem operar em frequências de chaveamento elevadas.
(FALSO) Os Transistores Bipolares de Potência (TBP's) podem suportar maiores tensões que os IGBT além de possuírem maior velocidade de chaveamento.
(FALSO) A região de operação segura do MOSFET é maior que as regiões reservadas aos IGBT´S e aos transistores TBP's.
(VERDADEIRO) Os transistores GTO’s (Gate Turn-Off Thyristor) podem operar em frequências maiores que os tiristores embora em tensões menores.