Em a Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire discorre sobre o papel da curiosidade na ação do professor e dos alunos. “Como professor devo saber que sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino. Exercer a minha curiosidade de forma correta é um direito que tenho como gente e a que corresponde o dever de lutar por ele, o direito à curiosidade” (FREIRE, 1996, p. 85). Estudamos em nossas primeiras aulas que a necessidade de compreensão da realidade e da natureza é o que promove a atividade científica. O debate atual feito sobre o Ensino de Ciências na escola considera que a ação dos professores com os alunos precisa incentivar as atitudes científica. Explique como as aulas de Ciências podem enfatizar características da atitude científica e não apenas privilegiar o ensino de uma grande quantidade de informações.
Respostas
respondido por:
0
Olá!
A atitude científica comprende características primadas no Ensino de Ciências, as quais proporcionam a indução da curiosidade, da observação e da racionalidade.
Dessa forma, são características essenciais para um processo de aprendizagem de qualidade, uma vez que estimulam o raciocínio crítico dos educandos, o que os torna em uma postura ativa do conhecimento, elementos fundamentais no modelo de enisno progressista.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás