• Matéria: Contabilidade
  • Autor: vanessavwy
  • Perguntado 8 anos atrás

O custeio variável surgiu nos Estados Unidos da América em meados de 1840. Esse método foi desenvolvido pela necessidade de uma tecelagem de algodão que registrava os custos unitários, utilizando este método para enfrentar concorrências. Utilizado de forma gerencial, o custeio variável possui algumas vantagens em sua utilização. De acordo com o exposto, cite e explique as principais vantagens do custeio variável

Respostas

respondido por: avneraires
8

Bom dia,

O sistema de custeio variável não é aceito para fins fiscais no Brasil, entretanto é uma forte ferramenta gerencial de auxílio ao processo de tomada de decisão e gestão de custos da empresa. Um instrumento muito importante do custeio variável para o planejamento estratégico da empresa é a Análise Custo Volume Lucro, que estuda a relação entre receitas totais, custos e despesas e traz conceitos preponderantes para a tomada de decisão.

O primeiro conceito presente nesse método de custeio que podemos destacar é a margem de contribuição que determina o quanto cada produto da empresa contribui para o pagamento dos custos fixos e, consequentemente, para a geração de lucro. Essa ferramenta é muito importante no estabelecimento do mix de produtos a serem produzidos e comercializados pela empresa, já que fornece uma visão daqueles produtos com maior viabilidade econômica para a empresa, entre outras aplicações.

Outro conceito a ser considerado na elaboração do planejamento estratégico da empresa é o de ponto de equilíbrio. Que pode ser avaliado do ponto de vista contábil, que determina o volume mínimo de vendas para que a empresa tenha lucro; do ponto de vista econômico que determina o volume de vendas necessários para a tingir o custo de oportunidade (lucro desejado) dos interessados; ou por uma perspectiva financeira, levando em consideração os fluxos de caixa da entidade.

Portanto, o sistema de custeio variável tem fundamental importância gerencial, pois é uma ferramenta estratégica de planejamento da empresa que fornece informações necessárias ao processo de tomada de decisão dos gestores.

respondido por: lueluan2008oydtd7
4

O sistema de custeio variável não é aceito para fins fiscais no Brasil, Porém Ele é muito utilizado pelos Gestores no processo de tomada de decisão e  administração dos custos da empresa. Um instrumento muito importante do custeio variável para o planejamento estratégico da empresa é a Análise Custo Volume Lucro, que estuda a relação entre receitas totais, custos e despesas e traz conceitos, os quais poderão ser analisados do ponto de vista  gerencial, onde servirá como base para a tomada de decisão.  O primeiro conceito presente nesse método de custeio que podemos destacar é a geração de lucro, claro que inserindo neste também os valores utilizados para a gestação do negócio. Essa ferramenta é muito importante para se estabelecer a quantidade de material transformado, ou seja os valores agregados que serão inseridos na matéria  prima e fabricação determinado produto, os quais  serão comercializados pela empresa, já que fornece uma visão daqueles produtos com  probabilidade econômica para a empresa, entre outras.  Outro conceito a ser considerado na elaboração do planejamento estratégico da empresa é o de ponto de equilíbrio. Que pode ser avaliado  através de estratégias da contabilidade, que determina o montante mínimo de vendas para que a empresa tenha lucro; do ponto de vista econômico que determina o volume de vendas necessários para a tingir o custo de oportunidade (lucro desejado) dos interessados; ou por uma visão  financeira, levando em consideração o giro do produto .  O  Sistema de Custeio variável tem fundamental importância para os Gestores, pois é uma ferramenta de planejamento da empresa que fornece informações mínimas ao processo de tomada de decisão dos gestores.


Perguntas similares