Sobre a frase : “Nem tudo tinham os antigos, nem tudo temos, os modernos”. (Machado de Assis).
Gostaria de saber o que se entende e se encaixam em contextos históricos (usando em forma de citação na redação) ?
Respostas
Olá, tudo bem?
Machado de Assis foi um grande escritor brasileiro e é um dos meus favoritos.
O que se entende com essa frase é que, apesar de todo progresso, sempre poderá se alcançar mais. Explico: Sócrates dizia que "a cada novo conhecimento uma nova ignorância. Por que? Simples, tudo que você descobre de novo sempre tem muito para se aprender sobre, uma infinidade de correlações, diversos modos de pensar, diversas maneiras de aprimorar, etc.
Então, ao meu ver-e lembrando que cada um entende de um jeito-, Machado quis explicar que o mundo está em constante mudança e que, por mais que tenhamos muito mais que nossos antepassados, ainda não temos tudo e, também, nunca teremos.
Essa frase é bem subjetiva, mas pode ser usada em redações do ENEM se bem colocada no texto. Por exemplo, você deve saber que durante a ditadura militar brasileira foram realizados diversos movimentos pedindo a volta da democracia. Entretanto, hoje em dia, vê-se candidatos que apoiam a ditadura, ou pelo menos a ala militarista, como nomes possíveis de seres eleitos. "Nem tudo tinham os antigos, nem tudo temos, os modernos".
Espero ter ajudado