• Matéria: Pedagogia
  • Autor: adrianakosloskim
  • Perguntado 8 anos atrás

Friedrich Nietzsche critica a tradição da religião judaico-cristã e os pensamentos de Sócrates e Platão por terem desenvolvido uma razão e uma moral que subjugaram as forças instintivas e vitais do ser humano, a ponto de domesticar a vontade de potência do homem e de transformá-lo em um ser fraco e doentio. Analise as afirmações a seguir: I. A moral racionalista foi erguida com finalidade repressora e não para garantir o exercício da liberdade. II. Para Nietzsche, o super-homem deveria ter a missão de criar uma raça capaz de dominar a humanidade, sendo, por isso, necessário aniquilar os mais fracos. III. A moral racionalista transformou tudo o que é natural e espontâneo nos seres humanos em vício, falta, culpa, e impôs a eles, com os nomes de virtude e dever, tudo o que oprime a natureza humana. IV. Os valores que constituem a moral aristocrática de senhores são, para Nietzsche, eternos e invioláveis. Devem orientar a humanidade com uma força dogmática, de modo que o homem não se perca. Está correto apenas o que se afirma em:

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
1

São corretas as afirmativas I e III, pois Nietzsche acreditava que a moral racionalista era apenas a moral tradicional, judaico-cristã, com uma máscara diferente, uma moral que, por sua própria natureza, obrigava ao forte se ressentir de sua força e o fraco se orgulhasse de sua fraqueza.

Esta moral fazia com que os desejos de dominação e posse, típicos dos fortes e sem os quais não pode haver moral forte, fossem transformados em vícios, de modo que os fortes eram  vistos como transgressores de uma ordem que apenas beneficiaria aos mais fracos.

As demais afirmativas são falsas.

Perguntas similares