• Matéria: Biologia
  • Autor: YURIMIERES
  • Perguntado 9 anos atrás

a) Explique os procedimentos para comprovar ou não uma paternidade, a partir dos fragmentos de DNA obtidos e submetidos a ação de Raios X.

TEXTO: DNA: Paternidade com certeza.

ANO: 7º
Matéria: Ciências

Respostas

respondido por: trupex
2
Quando se colocam paralelos, os fragmentos de pai e filho, se houver locais de posicionamento diferente do filho, é sinal que o filho não herdou o DNA daquele pai. 
respondido por: GuaraXaveko
4
Na verdade, hoje em dia não é mais utilizado o raio x para visualização da estrutura dos ácidos nucleicos.

O procedimento (simplificadamente) é o seguinte:
Colhe-se amostras de células ( da mucosa bucal por exemplo ) do filho e do suposto pai. Através de técnicas de extração do DNA, este é "isolado" da célula e purificado. Depois disso, através de um procedimento chamado eletroforese, compara-se o padrão de separação, em bandas, de moléculas de DNA de diferentes tamanhos. Para isso, utiliza-se primers que hibridam em determinada sequencia do DNA, e se essa hibridização ocorrer no mesmo local, comparativamente no filho e no suposto pai, isso significará que as bandas são compatíveis entre as duas pessoas, podendo-se confirmar a paternidade com mais de 99% de certeza. 


Hoje em dia, existe máquinas de sequenciamento de DNA muito mais poderosas, onde cada nucleotídeo é sequenciado, numa velocidade atual de 10 milhões por hora, e a coisa tá melhorando ainda mais. Ou seja, num futuro próximo, dará para sequenciar cada nucleotídeo, dos mais de 3 bilhões presentes no DNA de uma pessoa em pouquíssimo tempo.
Perguntas similares