• Matéria: Filosofia
  • Autor: yasminferbutt21181
  • Perguntado 8 anos atrás

“Pois poderia bem acontecer que mesmo o nosso conhecimento de experiência seja um composto daquilo que recebemos por impressões e daquilo que a nossa própria faculdade de conhecimento (apenas provocada por impressões sensíveis) fornece de si mesma [...]. No que se segue, portanto, por conhecimentos a priori entenderemos não os que ocorrem independente desta ou daquela experiência, mas absolutamente independente de toda a experiência. Opõem-se-lhes os conhecimentos empíricos ou aqueles que são possíveis apenas a posteriori, isto é, por experiência”. KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. Com base no exposto, avalie as afirmações a seguir quanto ao conhecimento a priori. I. Nesta sala estão 20 pessoas. II. O todo é maior que a parte. III. Nenhum objeto físico pode ser ao mesmo tempo verde e vermelho em toda a superfície. É correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: bitencourtericotafpm
5

Antes disso precisamos explicitar o que é o conhecimento a priori. O conhecimento a priori é todo aquele conhecimento que, apesar de ser gerado na experiência, ele não depende dela para existir. Um exemplo clássico é "Todo solteiro é não-casado".

I. Nesta sala estão 20 pessoas.

Falso. Esse conhecimento é a posteriori, pois depende da experiência.

II. O todo é maior que a parte.

Verdadeiro. Esse conhecimento não depende necessariamente de uma consulta da experiência para que seja considerado verdadeiro.

III. Nenhum objeto físico pode ser ao mesmo tempo verde e vermelho em toda a superfície.

Verdadeiro. Esse é o que chamamos de um juízo sintético a priori.

Portanto, as asserções II e III são verdadeiras.

respondido por: anacarolinemafra654
2

Resposta:

b

Explicação:

Perguntas similares