Para a abertura de um novo negócio é fundamental que o empreendedor faça uma correta análise acerca da real viabilidade econômico-financeira do negócio que pretende constituir. Para a análise da viabilidade dos negócios é necessário o seguimento das seguintes etapas: Projeção de Receitas; Projeção de Custos e Despesas; Projeção de Investimentos; Análise de Indicadores.
Descreva duas destas etapas realizadas para a análise da viabilidade.
Respostas
Projeção da Receita Na projeção da receita, levante o número total dos potenciais clientes, por meio da segmentação de clientes que aprendemos nas aulas s anteriores. Podemos realizar, também, o cálculo levantando, considerando primeiro os custos e depois qual a receita ideal para obter um retorno significativo.
Projeção de custos Utilize o mesmo parâmetro das projeções das receitas ao longo do tempo, ou seja, levante custos fixos, os possíveis custos variáveis, se este acompanha o período de sazonalidade do negócio e, também, a folha de pagamento dos funcionários.
Projeção de Investimentos feito para abertura do negócio e a previsão para os próximos meses.
Análise de Indicadores com base nas projeções realizadas, fazemos uma análise da viabilidade do negócio. Nem sempre os resultados positivos do empreendimento demonstram saúde financeira, pois vai depender do valor inicial investido.
Resposta:
A caracterização do macroambiente do negócio, identificando ameaças e oportunidades.
Explicação:
Leia o texto:
O desenvolvimento de um plano de negócio avalia a viabilidade econômica e técnica de forma a permitir que o produto atenda às necessidades dos clientes da melhor maneira possível, apresentando o retorno financeiro planejado. Neste processo, uma das etapas é a análise de mercado e competitividade (PRODESP, 2010, adaptado).
Qual é o objeto da etapa de análise de mercado e competitividade?