• Matéria: Pedagogia
  • Autor: danielabfmp60eri
  • Perguntado 8 anos atrás

Em Avaliação de Aprendizagem temos autores que são referência para os estudos do tema. Entre eles, destacamos a importância da contribuição da Profª Jussara Hoffmann e do Prof. Cipriano Carlos Luckesi. Fazem um debate conceitualmente muito rico, completado por uma inserção de outra especialista que é Profª Maria Teresa Esteban, em vídeo denominado: “Avaliação: caminho para a aprendizagem” em vídeo. Para acessar o vídeo clique no link: Faça anotações enquanto assiste e se necessário assista novamente para que possa que responder as questões que seguem e que deverão ser utilizadas para roteiro de um texto que as contemple. Qual o papel e a finalidade da avaliação no processo educativo? Como a Profª Jussara Hoffmann e o Prof. Cipriano Luckesi abordam o tema? Existem semelhanças entre as falas? Observou entre eles diferenças de conceituação da avaliação? Como pode o professor pensar o ato pedagógico e ao mesmo tempo executar o processo avaliativo do(s) aluno(s)? A Profª Maria Teresa Esteban aborda o papel da avaliação da aprendizagem no vídeo que é inserido ao final. O papel da avaliação para a Professora Maria Teresa tem concordância com os dois professores ? Critério de avaliação: Sua resposta para a ATD1 será avaliada de acordo com os critérios: atendimento ao solicitado com coerência à(s) referência(s) proposta(s) e adequação da linguagem ao meio acadêmico (Correção gramatical) e mínimo dez linhas e máximo de quinze linhas.

Respostas

respondido por: Matheusieti
13

Olá!

O processo educativo deve servir de base para a formação do aluno não só no ambiente escolar mas fora dele, pois ao final de seu período na escola básica ele deve desempenhar outras atividades em sociedade, por isso, é importante que o método didático vá além da aula, e, introduza elementos cotidianos em seu contexto a fim de ter utilidade após esse período.

O professor pode pensar no ato pedagógico de forma inclusiva, utilizando as avaliações como mecanismo de correção de falhas e aumento das potencialidades do aluno, não apenas para reprovação.

Sim, a concordância se dá pelo aspecto educacional do conteúdo apresentado.


Até mais!

Perguntas similares