2) Atualmente consideramos que existem dois tipos de conhecimentos: teóricos e práticos. Aristóteles considerava que haviam três: teóricos, produtivos e práticos. Os produtivos se manifestavam, para ele, na poiesis; e os práticos, na práxis. Assinale a alternativa que apresenta o conceito aristotélico de práxis. Alternativas: a) Ação voluntária de um agente racional em vista de um fim considerado bom. É, por excelência, a política. b) Prática sistemática da convivência em sociedade respeitando-se as diferentes classes sociais. c) Atitude política do homem que, por natureza, não é um ser político, mas que se torna político no seio da pólis. d) Constante busca pela felicidade plena na pólis desempenhando o seu télos próprio. e) Ação coercitiva sobre cada indivíduo com a finalidade de transformá-los em cidadãos da pólis.
Respostas
A é verdadeira, pois a práxis é o modo como o homem, ser social por natureza, se porta racionalmente na vida pública, buscando o fim bom (a felicidade) por meio de sua prática social.
B é falsa, pois, para Aristóteles, há uma ideia de escravidão justificada, o que implica um desrespeito entre classes.
C é falsa, pois o homem é, por natureza, um animal político.
D é falsa, pois a busca pela felicidade na pólis deve seguir o télos (fim, objetivo) comum da pólis, não do próprio agente.
E é falsa, pois a práxis é uma ação voluntária entre indivíduos considerados iguais, ninguém deve ser considerado cidadão "à força".
Resposta:
Ação voluntária de um agente racional em vista de um fim considerado bom. É, por excelência, a política. - Verificada pelo AVA - CORRETO