• Matéria: História
  • Autor: mila1338
  • Perguntado 8 anos atrás

Texto sobre a homossexualidade na Grécia antiga

Respostas

respondido por: Trre1
3
A homossexualidade na Grécia Antiga, entre membros do sexo masculino, era denominada pederastia. Consistia em uma relação amorosa e sexual entre dois homens de idades diferentes, em que o mais velho tinha como função ensinar o mais novo.
O homem adulto, na faixa dos 20 a 30 anos, era denominado “erastés” (o amante) e o jovem, entre 12 e 18, era chamado de “eromeno” (amado).
 A pederastia estava ligada diretamente à Paideia, ideal de educação do jovem para o exercício de suas funções na pólis. Segundo os textos de Xenofonte e Platão, havia dois grupos que os erastés e eromenos poderiam se enquadrar: o primeiro sendo o dos homens que seguiam as regras de comportamento aceitas – como é o caso de Cálias, enamorado de Autólico, em que ambos seguiam os ideais virtuosos da masculinidade – e o segundo o de homens com comportamentos deploráveis, como desequilíbrio e desmoralização.
Com isso, conclui-se que na sociedade antiga não eram consideradas apenas as duas polaridades da sexualidade, podendo-se tramitar por entre os polos, bem como o vocabulário contemporâneo não deve ser importado ao período antigo grego.
Perguntas similares