A questão do planejamento na escola envolve diretamente as questões que se relacionam com os alunos, suas famílias, comunidade escolar e deveria preferencialmente se constituir em um planejamento voltado para as relações educativas entre pais e filhos e professores e alunos. Nesse momento costumam surgir conflitos que incomodam e abalam as relações entre esses entes. O processo de planejamento pode contribuir para o crescimento de todos, pessoalmente e coletivamente. E isso é educação. Para discutirmos essa questão solicito que assista ao vídeo: “O fogo cruzado da educação contemporânea”, acessando Play Video Durante o momento que estiver assistindo o filme anote as palavras que precisa buscar significado, caso não as conheça, dando pausa no filme e use o dicionário ou o busque o significado das mesmas em site de busca. Isso ajudará você a entender a mensagem do filme Proposta da Atividade: Após assistir o vídeo, reflita sobre a apresentação de Júlio Groppa Aquino e considerando o que apresenta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional quando aborda os princípios e fins da educação nacional: Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Após isso responda às indagações: Parte A: 1- O que é planejar na escola para preparar os alunos para o mundo? 2- O que significa “ a gente precisa envelhecer” nas palavras de Júlio Groppa? Você concorda quando ele diz que “a vida é a partilha do tempo”? Parte B: Fundamentando-se nas palavras do autor no vídeo faça um pequeno texto (de cinco a dez linhas) explicitando: Em que sentido deve ser encaminhado o planejamento escolar para desenvolver o que preconiza o artigo 2º da LDB? Sua resposta para a ATD1 será avaliada de acordo com os critérios: Parte A e B - Atendimento ao solicitado com coerência à(s) referência(s) proposta(s) e adequação da linguagem ao meio acadêmico (Correção gramatical).
Respostas
respondido por:
13
Olá!
A interferência do gestor pedagógico deve ser positiva, ou seja, o pedagogo deve auxiliar o processo de ensino do educador, sem ultrapassar a delimitação de seu serviço, visto que ambos ocupam posições diferentes apesar de similares.
Assim, o planejamento escolar para "preparar" os alunos para o mundo, é a formação didática como instrumento de auxílio no cotidiano desse indivíduo fora do ambiente escolar.
No caso de Júlio Groppa a necessidade de envelhecer se dá pelo amadurecimento que todos nós conquistamos na medida que temos novas experiências ao longo da vida, por isso sua frase "A vida é partilha do tempo" tem profunda coerência.
Até mais!
emanuellempmg:
muito obda Deus abençoe
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás