Respostas
CIRO II
Quem foi :
Ciro, o Grande, foi um dos mais importantes reis da Pérsia na Antiguidade. O reinado de Ciro II ocorreu entre 559 a.C. e 530 a.C. Ele foi o fundador do Império Aquemênida, também conhecido como o Primeiro Império Persa, que teve como base extensos territórios da Ásia Ocidental.
Ciro II foi filho de outro importante rei dos persas: Cambises I. O filho de Ciro II, Cambises II, foi o sucessor do Império Aquemênida, após a morte do pai.
Ciro II morreu próximo às margens do rio Sir Dária (Ásia Central), provavelmente em dezembro de 530 a.C. Foi enterrado em Pasárgada, a mais importante cidade da Pérsia Antiga, que havia sido fundada pelo próprio imperador anos antes.
Forma de governar:
Ciro II passou para a história como um imperador tolerante, que respeitava a cultura e a religião dos povos conquistados. Ao dominar uma região, a deixava sob o comando de líderes locais, exigindo apenas a cobrança de impostos. Assim, evitava revoltas e mantinha o império de forma estável. Os historiadores atribuem a esta forma de administrar o sucesso do Império Persa durante o governo de Ciro, o Grande.
Principais conquistas de Ciro e expansão do Império Persa:
Sob o seu comando de Ciro II, o Império Persa obteve grandes conquistas e expansões territoriais:
- Conquistou diversos territórios do Antigo Oriente Próximo.
- Conquistou povos de grande parte do Sudoeste da Ásia.
- Dominou grades áreas da Ásia Central e da região do Cáucaso.
- Conquistou a Babilônia em 539 a.C. Esta conquista foi retratada nos textos na Bíblia (Antigo Testamento). Após conquistar a Babilônia, Ciro libertou os judeus do cativeiro, autorizando-os a voltarem para Jerusalém.
Curiosidade:
- Ciro II ficou conhecido também, em sua época, como "Ciro, O Ancião" (pelos gregos), o “Rei dos Reis” e “Grande Rei”.
Ciro II (Kuruš em persa antigo), mais conhecido como Ciro, o Grande, foi rei da Pérsia entre 559 e 530 a.C., ano em que morreu em batalha com os Masságetas. Pertencente à dinastia dos Aquemênidas, foi sucedido pelo filho, Cambises II. ... Ciro finalmente se tornaria rei dos persas, até então um povo tributário dos medos.