todas as arquiteturas são iguais ou existe diferença? quais são seus impactos sobre os programas?
Respostas
A resposta é não. Existe diferença entre elas. Por exemplo:
A arquitetura x86 parte do princípio que seu computador tem uma configuração pobre e não é necessário ter um sistema operacional robusto para executar atividades diárias. Um exemplo disso é um computador com uma CPU Celeron 1.86 e Memória RAM de 2GB. Neste caso a arquitetura x86 irá acessar todos os recursos de hardware tranquilamente;
Já a arquitetura x64 é ideal para computadores onde a capacidade de execução é maior e vai exigir mais do Sistema Operacional, por exemplo: Um computador que possui uma CPU do tipo Corei7 (todas as gerações), mais de 2GB de memória RAM, placa de vídeo e de som off-board, enfim quaisquer dispositivos que você achar necessário instalar ao PC, com a arquitetura x64 é possível acessar todos os recursos disponíveis no computador e obter a melhor experiência de usabilidade.
Como explicado o impacto sobre os programas é enorme como podemos notar por exemplo é o uso de aplicações de engenharia como o AutoCAD, o Estúdio 3DMax onde a arquitetura x86 terá problemas para executar estes programas porque foram desenvolvidos para utilizar o máximo possível de hardware para funcionar, assim neste caso a arquitetura x64 será a melhor escolha, lembrando que o hardware da CPU deverá ser no mínimo da família Core ix.
Há também arquiteturas para construção de HD's, processadores e memórias, mas acho que não vem ao caso nesta questão. Vale apena fazer uma pesquisa sobre barramentos (USB, PCI, PCI-EXPRESS, FIRE WIRE, IEEE) para um esclarecimento melhor sobre latências e paridade, assim a compreensão de quando e onde usar a arquitetura correta para seu computador.
Espero ter ajudado ;)