• Matéria: Sociologia
  • Autor: nikitamv83pee2rz
  • Perguntado 8 anos atrás

O contexto de transformações sociais característico da sociedade industrial dos séculos XVIII e XIX constituiu-se como objeto de estudo dos grandes clássicos do pensamento sociológico. Nesse sentido, Karl Marx interpreta as injustiças da sociedade de classes a partir de categorias sociológicas, como a propriedade privada e a industrialização. A respeito do conceito marxiano de alienação, é correto afirmar que:


Na sociedade capitalista, o trabalhador alienado reconhece o valor de seu trabalho adquirindo sentido e realização pessoal.

Apesar da especialização do trabalho, resultante da divisão do trabalho nas fábricas, o trabalhador alienado se reconhece na mercadoria que produz.

A alienação representa o caráter crítico e reflexivo com que o trabalhador lida com o produto de seu trabalho.

No sistema capitalista, o trabalhador está alienado do processo produtivo e da mercadoria que produziu, mantendo-se separado do resultado de sua produção, porém tem consciência de sua importância no processo produtivo.

Ao executar apenas operações monótonas e repetitivas, o trabalhador é desvalorizado na sociedade capitalista, tornando-se alienado à medida que não tem consciência de sua importância, bem como do valor que possui no processo produtivo.

Respostas

respondido por: Matheusieti
8

Olá!

A última alternativa está correta.

Bem, o processo de alienação coloca o indivíduo como um trabalhador em estado monótono, produzindo o material e recebendo a menor parcela do resultado daquele produto.

Deste modo, é a partir sendo um fator tradicional do capitalismo, apartando o resultado final do produtor, alienado em sua própria contribuição para o mercado de trabalho e econômico, enquanto os donos das empresas que recebem a maior parcela do que foi produzido contribuem para o aumento das desigualdades sociais.


Até mais!

Perguntas similares