• Matéria: ENEM
  • Autor: juniorsiqueiraowdml3
  • Perguntado 7 anos atrás

PERGUNTA 6
1. Kant (2015), em sua obra Fundamentação da metafísica dos costumes,afirmava que os imperativos, isto é, as obrigações a serem seguidas, podem ser definidas em duas categorias distintas, quais são?

a. Imperativos abstratos e Imperativos alegóricos.

b. Imperativos concretos e Imperativos hipotéticos.

c. Imperativos hipotéticos e Imperativos categóricos.

d. Imperativos hipotéticos e Imperativos subjetivos.

e. Imperativos concretos e Imperativos categóricos.

PERGUNTA 7
1. As questões socráticas inauguram à ética porque definem o campo no qual os valores e obrigações morais podem ser estabelecidos, ao encontrar seu ponto de partida: a consciência do agente moral. Nessa perspectiva, a ética pode ser vista como?

a. Concebida como educação do caráter do sujeito amoral para dominar irracionalmente os impulsos, apetites e desejos, para orientar à vontade rumo ao bem e à felicidade e para formá-los como membros da coletividade sociopolítica.

b. Configura-se como um conjunto de conhecimentos e teorias, expressos em leis, manuais e regulamentos que serve à vontade empresarial para bem conduzir as suas ações.

c. Regulamenta as ações do convívio com a fauna e a flora.

d. O conjunto de ideias que orientam a humanidade na busca de uma convivência satisfatória, um conjunto de normas e princípios a partir dos quais os seres humanos procuram elaborar distinções entre o bem e o mal, o certo e o errado, para que haja uma melhor convivência em sociedade.

e. Objetiva tornar a vida impossível e passa a ser a mediação necessária para que a humanidade possa se distanciar da utopia sonhada em termos de convivência.

PERGUNTA 8
1. “Decorre do autorrespeito, é o valor moral que a pessoa tem aos próprios olhos e a exigência que faz ao outro para que esse valor seja reconhecido e respeitado.” A que virtude, descrita por Taille (2207), se refere à descrição acima?

a. Honra.

b. Equidade.

c. Justiça.

d. Resiliência.

e. Generosidade.


PERGUNTA 9
1. O homem, enquanto ser social constituído na história, apresenta em sua própria existência a dependência de viver de forma social. Tudo se torna social. E o trabalho, enquanto natureza humana acaba por ser o fundamento da ontologia do mundo dos homens. Sobre o conhecimento em relação à moral e a sociedade, julgue a INCORRETA.

a. A moral é fruto da história, pois para haver a vida em sociedade e a organização social, são necessárias regras de convivência.

b. O trabalho é o que primeiro possibilita a distinção dos homens dos demais animais e enquanto categoria gerada pelo mundo dos homens, rompe com a categoria natural, exigindo instrumentos, habilidades e conhecimento para a sofisticação das necessidades.

c. A natureza humana organiza o trabalho para atender às necessidades materiais e sociais sendo produto da história.

d. O trabalho, no seu sentido ontológico, é uma atividade essencialmente humana.

e. Moral e sociedade estão relacionadas, pois, o ser humano, em seu cerne, se desenvolve como um ser inconsciente, universal e atrelado a uma sociedade, um ser social que necessita de habilidades constitutivas da sua sociabilidade para garantir que suas relações sejam estabelecidas e efetivas de forma desarmônica com seus pares.

PERGUNTA 10
1. A desigualdade social decorre de um direito autoatribuído, que define benefícios exclusivos a um determinado grupo em detrimento a outros. Sobre a desigualdade e o preconceito, julgue as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.

a. A desigualdade econômica, ainda que justificada pelo mercado não promove um desconforto social por que não causa o surgimento de meios alternativos (e ilegais), que propiciam a obtenção dos bens desejados.

b. A desigualdade, muitas vezes, é oriunda de um sentimento de superioridade em relação ao próximo, o que, por consequência, institui a depreciação das qualidades alheias.

c. A desigualdade se alimenta de um elemento essencial presente em nossa sociedade: o preconceito.

d. Diferentemente do que se possa pensar, a desigualdade não tem uma raiz comum, ela pode ser originária de diferenciações econômicas, partidárias, religiosas, culturais, étnicas, sexuais ou de outros motivos quaisquer.

e. A diferenciação que origina a desigualdade pressupõe uma relação de valorização das qualidades de um determinado grupo e a condenação das qualidades de outros grupos.

Respostas

respondido por: makmorales
13

Olá,

Pergunta 6) Em sua obra sobre a Fundamentação da Metafísica, Kant estabelece dois tipos de imperativos, sendo os Imperativos hipotéticos e Imperativos categóricos.

Letra C.

Pergunta 7) Perante a ótica socrática, a ética pode ser entendida como um conjunto de ideias que são responsáveis por orientar toda a humanidade para uma convivência satisfatória.

Letra D.

Pergunta 8) A Honra é o valor moral que a pessoa tem aos próprios olhos e a exigência que faz ao outro, cujo objetivo é estabelecer relações de respeito.

Letra A.

Pergunta 9) O ser humano não busca uma relação "desarmônica com seus pares", pelo contrário, busca ter harmonia, além disso, é consciente.

Letra D é a incorreta.

Pergunta 10) É incorreto que a "desigualdade econômica, ainda que justificada pelo mercado" não chegue a promover nenhum tipo de desconforto.

Letra A.

Abraços!

Perguntas similares