• Matéria: Sociologia
  • Autor: pathvasco
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia o fragmento do texto Ciência e Pseudociência presente na Coletânea Ética e Ciência.

A definição de pseudociência é muito genérica, e pode incluir uma grande quantidade de fenômenos paranormais, sobrenaturais, extra-sensoriais, e qualquer conjunto de procedimentos e “teorias” que tentem se disfarçar como ciência, sem realmente sê-la. A discussão dos limites entre ciência e pseudociência certamente inclui uma questão mais profunda: o que é ciência? Como defini-la? Esse é um assunto complexo e delicado, e impossível de tratar neste breve artigo. Entretanto, é útil discutir porque devemos nos preocupar com as pseudociências. Aparentemente, não podem causar mais impacto do que simples arranhões à já aparentemente consolidada imagem da ciência, que é geralmente vista como um pilar firme onde a sociedade se apoia. Entretanto, vale lembrar que inúmeras vezes a pseudociência é utilizada com má fé, destinada a usurpar o dinheiro da população em geral que ingenuamente acredita em evidências casuais, rumores e anedotas. Esse fato torna-se ainda mais drástico quando essas crenças atingem a área de saúde, onde o prejuízo financeiro pode vir acompanhado de um irreparável dano físico e/ou mental.

CONSTANTINO, Cristina Herold; MALENTACHI, Débora Azevedo. Coletânea Formação Sociocultural e ética: Ética e Ciência. EAD (módulo 52/2018), 2018, p.14.

Com base no fragmento do texto exposto acima, assinale a alternativa correta acerca da pseudociência.

Alternativas
Alternativa 1:
Fenômenos paranormais e extra-sensoriais são comprovadamente ciência e devem ser consideradas nos estudos.

Alternativa 2:
De acordo com o fragmento exposto, a pseudociência pode ser definida como um conjunto de teorias e procedimentos que auxiliam a ciência.

Alternativa 3:
A definição de pseudociência pode incluir um conjunto de "teorias" que são utilizadas com má-fé inúmeras vezes, e que tentam se disfarçar de ciência.

Alternativa 4:
O texto enfatiza a utilização da pseudociência por charlatões que intencionam enganar e roubar a população mais carente de conhecimento.

Alternativa 5:
A pseudociência auxilia a ciência com tratamentos extra-sensoriais ao livrar pacientes do consumo de medicamentos, causando grande prejuízo à área da saúde SUS (Sistema Único de Saúde).

Respostas

respondido por: Matheusieti
6

Olá!

A alternativa 3 é a que melhor sintetiza o texto.

Partindo deste ponto, é importante evidenciar que a pseudociência parte de uma série de pressupostos básicos que podem ser úteis na pesquisa cientifica, mesmo quando métodos científicos não são utilizados para chegar a conclusão estabelecida por esse campo da ciência.

Além disso, ela geralmente é utilizada de má fé com a intenção de coagir/enganar pessoas principalmente de classes financeiramente mais pobres, que são menos dotados de conhecimento no campo científico o que gera um grande desgaste nesse setor porém enriquece esses indivíduos que a utilizam de maneira equivocada.

Até mais!

Perguntas similares