Acerca da Revolução Industrial, Thompson escreveu:
“As pressões em favor da disciplina e da ordem partiam das fábricas, por um lado, e das escolas dominicais, por outro, estendendo-se a todos os demais aspectos da vida: o lazer, as relações pessoais, a conversação e a conduta. Juntamente com os instrumentos disciplinares das fábricas, das igrejas, das escolas, dos magistrados e dos militares, havia outros meios semi-oficiais para se impor um comportamento moralizado e disciplinado.”
THOMPSON, E. P. A Formação da Classe Operária Inglesa – v.2. São Paulo: Paz e Terra, 2001, p. 292.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
(A) A disciplina do trabalho partia das fábricas, em contraposição ao que era visto nas escolas e nas igrejas, consideradas espaços de liberdade.
(B) A disciplina do trabalho, tão importante para a instalação do capitalismo industrial, era reforçada pela convivência dos sujeitos em vários lugares da sociedade, como as escolas e igrejas.
(C) Os instrumentos disciplinares não eram importantes para a organização do trabalho, uma vez que os camponeses e artesãos já estavam preparados para as mudanças radicais nas condições de vida dentro do mundo industrial.
(D) A disciplina e a ordem eram regras impostas pela sociedade socialista, que crescia vertiginosamente no período da Revolução Industrial.
(E) O comportamento moralizado e disciplinado dominante atrapalhava o crescimento da produção industrial.
Respostas
respondido por:
1
A alternativa correta é a B.
A disciplina trazida pela convivência social foi um dos maiores impulsionadores do capitalismo nos séculos XIX e XX. Os rígidos modelos adotados na fábrica eram reforçados pelos estereótipos sociais e da Igreja.
A religião, enquanto mecanismo de controle, pregava que somente o trabalho edificava o homem, e a educação e própria moral vigente na sociedade corroboravam para tanto.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás