na abordagem de vygotsky o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre os indivíduos e o mundo exterior, as quais se desenvolvem num processo histórico;? me ajudem pleaseeee!
Respostas
Sim, é o contexto "Histórico-Social"
Ele diz que não é possível desassociar o desenvolvimento humano e sua própria funcionalidade de sua história e ambiente em que nasceu. E isso é difícil de refutar - isso é muito verdadeiro. Por consequência, ele propõe que esse desenvolvimento apesar de não seguir um padrão muito específico (como o de Piaget) ele tem um padrão abrangente, porém muito sucinto:
o Desenvolvimento Proximal
Você provavelmente já ouviu falar deste. Ele propõe que o fato de que nosso desenvolvimento está absolutamente atrelado às experiências que nos cercam, limita nosso "conteúdo" até o ponto onde há:
- Mediador - Coisas que podemos fazer sozinhos (pois reunidos dados o suficiente para trabalhar mentalmente com as exigências dessa nova tarefa)
- Coisas que fazemos com auxílio - esse é literalmente o limite de nossos conhecimentos. Não se engane ao pensar que a imagem coloca as bordas para o 3º círculo. Nesse segundo círculo é tudo aquilo que vamos desenvolver através da influência externa de outra pessoa.
- Coisas que não podemos fazer - Soa muito pessimista? Pois é. Nesse último campo, considere que são combinações de características TÃO específicas que certos conhecimentos, sensações, insights que seriam adaptados somente em situações - por sua vez - também rigorosamente específicas - de modo que exigiriam com que você tivesse nascido sob todo um contexto diferente para compreender.
Ou seja - você foi limitado pelo seu ambiente e cenário sócio cultural.
Hmmm, bem é isso.
Espero ter ajudado.
Resposta: As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
Explicação: