A desigualdade social decorre de um direito autoatribuído, que define benefícios exclusivos a um determinado grupo em detrimento a outros. Sobre a desigualdade e o preconceito, julgue as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Respostas
A desigualdade econômica, ainda que justificada pelo mercado não promove um desconforto social por que não causa o surgimento de meios alternativos (e ilegais), que propiciam a obtenção dos bens desejados.
Oi, amigo(a)!
Você esqueceu de colocar o restante da questão, que se segue.
(...)
a. A desigualdade se alimenta de um elemento essencial presente em nossa sociedade: o preconceito.
b. A desigualdade, muitas vezes, é oriunda de um sentimento de superioridade em relação ao próximo, o que, por consequência, institui a depreciação das qualidades alheias.
c. A desigualdade econômica, ainda que justificada pelo mercado não promove um desconforto social por que não causa o surgimento de meios alternativos (e ilegais), que propiciam a obtenção dos bens desejados.
d. A diferenciação que origina a desigualdade pressupõe uma relação de valorização das qualidades de um determinado grupo e a condenação das qualidades de outros grupos.
e. Diferentemente do que se possa pensar, a desigualdade não tem uma raiz comum, ela pode ser originária de diferenciações econômicas, partidárias, religiosas, culturais, étnicas, sexuais ou de outros motivos quaisquer.
A desigualdade social é causada pela má distribuição da renda. A distribuição da renda é um fator que está diretamente relacionado ao campo econômico. Nesta direção, existem pessoas que são donas dos meios de produção (empresários) e pessoas que trabalham em troca de salários (trabalhadores).
Portanto, podemos afirmar que a desigualdade econômica existente é causadora dos desconfortos sociais, uma vez que uma pequena fatia da sociedade (elite) detém a maior parte do capital de uma nação.
Gabarito (alternativa incorreta):
"c. A desigualdade econômica, ainda que justificada pelo mercado não promove um desconforto social por que não causa o surgimento de meios alternativos (e ilegais), que propiciam a obtenção dos bens desejados".
Até a próxima!