• Matéria: Biologia
  • Autor: deboracamilypajued
  • Perguntado 7 anos atrás

Ao longo da evolução o aparecimento de animais de grande porte dependeu de algumas adaptações

1 sistema respiratório diferenciado , com brânquias ou pulmões
2 sistema circulatório com corações e vasos
3 orgãos anexos ao sistema digestório
Escolha duas adaptações e explique a relação com o tamanho dos animais de grande porte

Respostas

respondido por: mayaravieiraj
2

Oi!

Com nós já sabemos, avida teve início em ambiente aquático, e em relação ao sistema respiratório, podemos dizer que os primeiros tipos de peixes aproximadamente 500 milhões de anos atrás, passando por várias transformações como  aquisição da mandíbula, bolsões de gás atuando como pulmões primitivos, que ajudavam a complementação da respiração branquial. Em seguida, esses bolsões evoluíram, transformando-se  bexiga natatória.

Algumas evoluções depois, os Dipnoi respiravam através de bolsas bem vascularizadas e que se interligavam à faringe, funcionando como um pulmão. O mecanismo se resumia a encher o seu pulmão de, fazendo com que o sangue das paredes da bolsa captasse o gás oxigênio do ar e eliminasse então o gás carbônico.


O sistema circulatório teve suas principais mudanças mediante evolução dos vertebrados, tais mudanças estão relacionadas a presença do coração e a vasos que se ramificam através e a partir  dele.

Como sabemos, o sistema circulatório é fechado em todos os indivíduos vertebrados, para aqueles que não pertencem a essa classe ocorre então mecanismo de circulação pulmonar e  sistêmica, quando o sangue entra e sai duas vezes pelo coração mantendo equilibrada a pressão sanguínea.

Perguntas similares