• Matéria: Filosofia
  • Autor: fernandabarross
  • Perguntado 8 anos atrás

Por que podemos dizer que a visão de platão do Estado é chamada de organicista ? Explique a visão do filosofo sobre oque ele chama de "rei filosofo" e sua importancia. Como a visao organicista de Estado se opõe a chama de visão contratualista ? ME AJUDEM POR FAVOOOR

Respostas

respondido por: bitencourtericotafpm
5

Platão vê o estado como um estado organicista. Essa concepção significa que, para Platão, a pólis grega (política) funciona como um organismo: existem células (pessoas) que formam tecidos e órgãos (classes de pessoas) e esses três como um todo formam o sistema (a política em si).

O filósofo gosta de separar as almas das pessoas em três: a alma superior, alma colérica e alma concupiscente. O filósofo rei é aquele que deve governar a pólis, pois sua alma superior é a que é a desenvolvida. Os guardiões têm a alma colérica desenvolvida e os trabalhadores têm a alma concupiscente.

Para a pólis funcionar, cada alma precisa estar exercendo sua função correta. E, sendo assim, o Estado surgirá espontaneamente e funcionará da maneira correta.

A visão contratualista afirma o contrário. Ela diz que o Estado é uma criação dos seres humanos, e não algo que surge espontaneamente como Platão defende.

Perguntas similares