Os anestésicos agem sobre a membrana dos neurônios, diminuindo ou eliminando a sensação de dor. Se há uma diminuição da dor, em que tipo de nervo os anestésicos devem agir?
Respostas
Olá!
O bloqueio deve ocorrer no neurônio aferente, pois dessa forma ocorre que o estimulo não chega aos centros de dor presentes no sistema nervoso central do paciente, garantindo uma boa analgesia ao mesmo.
Geralmente o uso dos anestésicos é da seguinte forma, sempre se associa uma analgésico a uma anestésico de modo que essa junção garante a ausência de dor no processo cirúrgico, o que é desejado pelo anestesista e pelo cirurgião no procedimento.
Resposta:
Como ocorre uma diminuição da dor, a ação do anestésico tem que ser sobre um nervo sensitivo. Na verdade, a maioria dos anestésicos age impedindo a abertura de canais de sódio, bloqueando a propagação do impulso nervoso. Isso ocorre também em nervos motores, porém, como os calibres dos nervos sensitivos costumam ser menores, isso permite que uma dose menor tenha um efeito mais perceptível nos nervos sensitivos.
Explicação: