Respostas
A principal fonte de obtenção de polímeros é o petróleo, produzidos a partir de derivados de petróleo. Estes materiais são altamente biodegradáveis, de baixo custo e possuem alta capacidade de reutilização. Uma alternativa para minimizar os impactos decorrentes dos resíduos plásticos.
O amido é muito utilizado como base para a produção de biopolímeros. São obtidos, com o amido, filmes biodegradáveis e comestíveis para embalagem de alimentos. Produzido a partir do milho, da batata, do trigo ou da mandioca. São usado principalmente para a fabricação de sacos de lixo, sacolas, etc
Até mesmo teia de aranha (a mais resistente fibra já conhecida) são utilizadas para obtenção de biopolímeros. A proteína da teia e produzida no leite e processada para fornecer a fibra mais leve e resistente do mundo.
Podem ainda serem citados os Polilactatos (PLA), estes são produzidos a partir do ácido láctico feito por bactérias. O açúcar de beterraba, o melaço, ou soro de leite, pode receber bactérias que fermentam o líquido para a produção de ácido láctico que, por meio de processos químicos, é transformado em plástico.