Sobre a desigualdade, a exclusão social e suas consequências, leia o texto abaixo:
Dois temas pendentes da história brasileira continuam fortemente presentes em nossas inquietações sociais e políticas. O tema da escravidão e o seu tema residual, o da posse da terra. São temas inter-relacionados, relativos às duas grandes questões nacionais, situados em polos cronologicamente opostos: a questão do trabalho libre e a questão agrária (p. 11).
Fonte: MARTINS, J. S. Reforma agrária: o impossível diálogo.
Considerando o que estudou na disciplina, principalmente sobre a propriedade agrária, analise as asserções abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Não se pode pensar em uma reforma agrária que parta da questão política sem vislumbrar a questão social, isto é, não é possível criar políticas de posse e socialização da terra sem levar em conta as diferenças sociais entre as diversas regiões do país, entre as diversas representações culturais e, principalmente, entre as diferenças econômicas das regiões.
II. A reforma agrária, mais do que uma socialização da posse de terra, deve ser entendida a partir das questões sociais da dominação capitalista também no campo.
III. A reforma agrária deve ser entendida como a restituição da dignidade do campesino, que desenvolve o seu modo de vida a partir do trato com a terra.
Está correto o que se afirma em:
a.
I e III.
b.
Apenas a I.
c.
I e II.
d.
I, II e III.
e.
II e III.
Respostas
respondido por:
32
Todas as alternativas estão corretas, devendo ser assinalada a alternativa D.
Para que exista a melhor distribuição de terras e consequente diminuição da desigualdade social nos campos brasileiros, é preciso levar em conta também como foi a formação histórica rural brasileira.
A partir da Lei de Terras, em 1850, as terras passaram a custar mais, sendo um privilégio daqueles que já eram abastados. Isso piorou com a abolição da escravidão, em 1889, pois os negros ex escravos não tinham acesso à terra.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás