De que cidades-estado estamos falando? Era suficientemente pequena para permitir que cada cidadão fizesse ouvir sua coz, todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, havia intercâmbio de idaéias entre homens de todos os níveis sociais, era uma cidade extremamente humana
Respostas
Pelo texto, depreende-se que esteja falando de Atenas, ''berço da democracia'', onde, realmente, todos os cidadãos podiam votar, mas o enunciado está muito fantasioso e idealizado, visto que Atenas não era essa cidade fantasiosa extremamente humana.
O texto esqueceu de falar que apenas 10% da população poderia exercer o voto, visto que mulheres, estrangeiros e escravos eram excluídos de qualquer processo democrático.
O texto esqueceu de falar que as ideias ''intercambiadas'' propagavam que a escravidão era moralmente admissível, que os escravos nasceram para serem subjugados pela classe dominante, tornando a cidade-estado, também, berço do preconceito.
O texto esqueceu de falar que a maioria dos grupos sociais eram marginalizados, mulheres não possuíam voz e estrangeiros sofriam devido à discriminação e à perda de direitos.
Essa é a cidade extremamente humana?
Foi boa :))