As empresas buscam a concepção da estrutura organizacional correta. Para Robins (2000), esta estrutura dependerá de ao menos quatro variáveis contingenciais: a estratégia, o tamanho, a tecnologia e o graus de incerteza ambiental da organização.
De acordo com a teoria da contingência, qual a melhor forma de administrar?
A A melhor forma de administrar é a partir do controle rígido do funcionário, pois este de ser sempre orientado no modo correto de trabalho.
B A melhor forma de administrar é através da liderança participativa, onde o líder educador passa seu conhecimento aos colaboradores de forma colaborativa.
C Não existe uma melhor forma ou única maneira de administrar, pois existem muitos fatores internos e externos que impactam e determinam as decisões.
D A única e melhor forma de administrar é através da análise e controle financeiro e de resultados, pois através do uso de resultados numéricos a probabilidade de erro é drasticamente diminuída.
Respostas
Olá, amigo(a)!
Deixarei as mesmas considerações para você.
A Teoria da Contingência evidencia que, a todo o momento, as empresas são afetadas pelo ambiente em que atuam e, com base nisto, devem estar preparadas para solucionar os imprevistos ou situações inesperadas que possam ocorrer.
Na prática, o ambiente externo é capaz de influenciar (positiva ou negativamente) nas atividades da organização. Este ambiente é representado por: políticas governamentais (econômicas) e a sociedade em que a empresa está inserida.
Portanto, com base na Teoria da Contingência, não existe um jeito certo de administrar ou organizar as coisas, uma vez que a organização é dependente e sofre influências do ambiente externo.
Gabarito:
"C) Não existe uma melhor forma ou única maneira de administrar, pois existem muitos fatores internos e externos que impactam e determinam as decisões".
Até a próxima!