Uma gota de solução contendo uma mistura de glicina, alanina, glutamato, lisina, arginina e histidina foi colocada no centro de uma tira de papel e que depois foi seca. O papel foi umedecido com tampão pH 6,0 e corrente elétrica aplicada nas pontas da fita. a) quais aminoácidos se movem em direção ao anodo, b) quais aminoácidos se movem em direção ao catodo e c) quais permanecem na origem ou próximos a ela?
Respostas
Olá, tudo bem?
O processo descrito a que a questão se refere é chamado de Eletroforese.
A Eletroforese é um método de separação de substâncias que se baseia na mobilidade destas, quando submetidas a um campo elétrico. Assim, qualquer composto que possua carga elétrica líquida em um determinado pH pode ser separado utilizando esta técnica.
Assim, quando os aminoácidos, em um determinado valor de pH, são submetidos a um campo elétrico, eles separam-se de acordo com as cargas elétricas líquidas no pH usado.
Dependendo do pH, o grupamento amino com carga positiva (forma catiônica) ou o grupamento ácido carboxílico com carga negativa (forma aniônica), podem predominar. Porém, em determinado pH (pH isoelétrico), haverá somente uma forma dipolar (positiva e negativa ao mesmo tempo), onde será observada uma neutralidade elétrica na molécula.
Considerando os pHi dos aminoácidos citados, temos que:
Glicina = 5,97 - não polares
Alanina = 6,01 - não polares
Glutamato = 3,22 - carregados negativamente
Lisina = 9,74 - carregados positivamente
Arginina = 10,76 - carregados positivamente
Histidina = 7,59 - carregados positivamente
a) os aminoácidos aniônicos migrarão para o ânodo ou pólo positivo: Glutamato.
b) os aminoácidos que são cátions nesse pH migrarão em direção ao cátodo ou pólo negativo: Lisina, Histidina e Arginina.
c) os aminoácidos com carga líquida zero permanecerão na origem: Glicina e Alanina.
Espero ter ajudado!