Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, “o ensino e a aprendizagem da história envolvem uma distinção básica entre o saber histórico, como um campo de pesquisa e produção de conhecimento do domínio de especialistas, e o saber histórico escolar, como conhecimento produzido no espaço escolar” (PCNEF, 1996, p. 29). Embora exista uma distinção didática que determine um estatuto pedagógico para a produção do conhecimento histórico, é certo que da estreita relação entre o saber histórico e o saber histórico escolar emergem três importantes conceitos: a) fato histórico; b) sujeito histórico; c) tempo histórico. Fato, sujeito e tempo não só se apresentam como conceitos balizadores da compreensão da história e seus processos, mas, sobremaneira, orientam a concepção de ensino desta disciplina. Nesse sentido:
Respostas
I O saber histórico diz respeito ao campo da pesquisa e produção de conhecimentos sob o domínio dos especialistas.
II Tanto o saber histórico quanto o saber histórico escolar fundamentam-se à forma das representações sociais construídas pela vivência dos sujeitos no campo educação.
III O saber histórico escolar refere-se à reelaboração do conhecimento produzido no campo da pesquisa, a partir da mediação pedagógica professor/aluno.
IV O campo da produção historiográfica, de reconstrução e escrita da história é relativo ao saber histórico.
V Excluindo as diversas fontes de informação veiculadas pela comunidade e pelos meios de comunicação, o saber histórico escolar diz respeito somente ao conhecimento produzido no campo da mediação didático-pedagógica.
Estão CORRETAS as afirmativas:
II e V.
III, somente.
I, III e IV.
II, IV e V.