Analisem os preceitos da declaracao.Mesmo tendo sido escrita em 1789 , os direitos que ele reivindica dizem respeito a nossa realidade à nossa realidade social
Respostas
Olá! Vou tentar te ajudar ;)
Estamos falando da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, instituída França, em 1789, como forma de eternizar os direitos naturais, inalienáveis e sagrados do homem.
Esta declaração é formada por dezessete artigos, e podemos afirmar que ela ainda reivindica direitos para a nossa sociedade atual, pois estabelece a liberdade e direitos iguais para todos (art. 1º) - o que ainda se almeja obter.
Prevê a garantia de direitos naturais, como a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão (art. 2º). Sobre esse artigo em especial, é importante destacar que ainda vivemos em uma sociedade em que muitos não possuem uma moradia própria (propriedade), há falta de segurança para a população, com frequentes assaltos, tráfico de drogas, armas, facções criminosas, etc.
Portanto, em uma breve análise dos dois primeiros artigos, é notável que tal declaração se ajusta perfeitamente na realidade social que vivemos.
Espero ter ajudado :)