• Matéria: Sociologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

“Desde o início da década de 1980 uma ideologia neoliberal espalhou-se pelo mundo, simbolizada pelos anos de Thatcher e Reagan no poder. As investidas contra os Estados de Bem-Estar Social (ou regimes de políticas sociais) na Inglaterra e nos EUA foram anunciadas como a prova de uma nova era”. Fonte: CLEMENTE, A. J.; JULIANO, M. C. Do Estado Moderno ao Contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 151. Tendo como referência seus conhecimentos sobre a crítica liberal ao estado de bem-estar social, analise se os enunciados são verdadeiros ou falsos, e assinale a alternativa que contém a sequência correta. I. Gera desequilíbrio orçamentário, provocando déficits públicos recorrentes, que penalizam a atividade produtiva e provocam inflação e desemprego. II. Foi apontado como um dos principais responsáveis da crise, na medida em que os gastos estatais eram enormes e a altíssima carga de impostos não dava conta de atender à crescente demanda. III. Os gastos sociais e sua forma de financiamento são responsáveis pela inflação, declínio dos investimentos e pelo desemprego. IV. Excessivo paternalismo, o comodismo, a pouca eficiência/produtividade, além de uma ampla burocracia, inchando o Estado com muitos funcionários e aumentando os gastos.

Respostas

respondido por: Matheusieti
3

Olá!

Todas as alternativas estão corretas.


O pensamento que ia na contramão do estado de bem estar social se deu a partir das medidas que o liberalismo da economia tomou para sanar os prejuízos e problemáticas existentes no setor econômico.


Por isso, é dever dos setores que veiculam a economia do país cuidar da manutenção de como essa renda é distribuída, para que a desigualdade não promova um abismo ainda maior entre as classes econômicas financeiramente mais ricas e a com menos bens, o que é evidenciado pelo desemprego e gastos excessivos.



Até mais!



Perguntas similares