• Matéria: Sociologia
  • Autor: natyna39
  • Perguntado 8 anos atrás

I. As capitanias hereditárias reproduziram uma estrutura de poder social que teve como base resquícios feudais, cuja lógica era de dominação de poucos sobre muitos. PORQUE II. Elas não representam uma divisão igualitária das terras. Os mandatários das capitanias hereditárias eram indicados pela coroa de Portugal com a intenção de gerar riquezas para a metrópole. a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.   b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.  c. As asserções I e II são proposições falsas. d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta da I. e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 

Respostas

respondido por: Matheusieti
33

Olá!

Ambas as alternativas são verdadeiras e uma completa a outra.

Partindo deste ponto, notamos que as Capitanias Hereditárias tinham como objetivo a construção de lugares para produção e enriquecimento da metrópole sob esforço dos colonos e dos escravos trazidos para executar o trabalho pesado com o intuito de fornecer bens para a coroa portuguesa que administrava os terrenos sob sua tutela.

Assim, as terras ocupadas deveriam ter seus impostos pagos, tendo relação com a estrutura do Feudalismo como apresentado na asserção.


Até mais!

Perguntas similares