• Matéria: Direito
  • Autor: stefanyrodrigupehypf
  • Perguntado 7 anos atrás

“Cada realidade cultural tem sua lógica interna, a qual devemos procurar conhecer para que façam sentido suas práticas, costumes, concepções e as transformações pelas quais estas passam. É preciso relacionar as variedades de procedimentos culturais com os contextos em que são produzidos. As variações nas formas de família, por exemplo, ou as maneiras de habitar, de se vestir ou de distribuir os produtos do trabalho não são gratuitas. Fazem sentido para os agrupamentos humanos que as vivem [...]”


(Trecho retirado de SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987)


O excerto acima refere-se:


a.
Ao determinismo geográfico, que afirma que práticas culturais são moldadas unicamente pelo meio ambiente e clima em que estão inseridas.

b.
À prática da etnografia, que diz respeito à simples coleta de dados feita pelo antropólogo em sociedades tribais e indígenas.

c.
Ao relativismo cultural, que busca compreender uma cultura a partir de seus próprios termos, deixando de lado julgamentos etnocêntricos.

d.
Ao conceito de exotismo cultural, que explica a variedade de hábitos e crenças que encontramos nas diferentes culturas, classificando-os.

e.
À ideia de evolução social, que hierarquiza as culturas tomando o progresso de suas instituições como critério para determinar quais sociedades são mais avançadas.

Respostas

respondido por: denysebarreto03
6

a resposta correta é a letra  c.  

Ao relativismo cultural, que busca compreender uma cultura a partir de seus próprios termos, deixando de lado julgamentos etnocêntricos.

respondido por: EduardoPLopes
1

A é falsa, pois o trecho fala sobre um conteúdo simbólico e sobre a interpretação da realidade, enquanto que o determinismo geográfico considera tudo a partir da ótica do materialismo puro.

B é falsa, pois há aqui também uma apreciação da diferença, que não é neutra.

C é verdadeira, sendo esta a postura mais comum na antropologia contemporânea, de modo que busca-se compreender todas as diferentes culturas naquilo que elas possuem de específico.

D é falsa, sendo uma posição um pouco diferente do relativismo.

E é falsa e vai no sentido contrário da ideia de relativismo cultural.

Perguntas similares