• Matéria: Ed. Física
  • Autor: AdailtonXavier
  • Perguntado 8 anos atrás

a falta da atividade física tira a sociedade da mulher

Respostas

respondido por: robertaschutz9
0

Há tempos são conhecidos os benefícios que os exercícios físicos, desde que praticados de modo correto, trazem para a saúde e a qualidade de vida. As vantagens fisiológicas são evidentes, como melhora no sistema circulatório e imunológico, na eficiência cardíaca, nas taxas de oxigênio no sangue, fortalecimento muscular e dos ossos, alívio nos sintomas da TPM, além de redução da pressão arterial, dos níveis de lipídios e glicose entre outros. Ainda, durante as atividades físicas, o corpo libera a serotonina e a endorfina, substâncias relacionadas à sensação de bem-estar, pois auxiliam na regulação do sono, na diminuição do estresse e da ansiedade, assim como do mau humor, e atuam no controle do apetite e da temperatura corporal.

As atividades físicas também auxiliam no desenvolvimento de capacidades como a disciplina, concentração e atenção, competências que podem ser levadas para outros aspectos da vida. Além disso, quando praticadas em grupo, constituem uma maneira de encontrar pessoas, conviver com amigos e descontrair, proporcionando maior disposição e energia para o trabalho e o estudo.

Apesar das inúmeras vantagens advindas da prática dos exercícios físicos, segundo dados da Sport+Markt, e variando bastante de acordo com a faixa etária e a classe social, no Brasil, 51% dos homens são sedentários, ao passo que 72% das mulheres não praticam atividades físicas. O perfil dos que mais se exercitam no país é composto por uma minoria de homens jovens (entre 16 a 24 anos) e de elevada renda.

Na atualidade, o sedentarismo constitui um problema das sociedades industrializadas, bastante influenciado por questões culturais e sociais e por políticas públicas que vão além da saúde, como urbanismo, ocupação de solo, emprego, educação, transportes, lazer etc. Assim como em outros países, no Brasil, em vez das políticas públicas incentivarem e oferecerem condições à prática regular de atividades físicas dentre a população, os gastos na área da saúde são direcionados para tratar de doenças que poderiam ser facilmente evitadas se os exercícios esportivos fizessem parte do estilo de vida das pessoas, assim como tomar banho e alimentar-se. Num país de sedentários, em detrimento da saúde coletiva, são as grandes indústrias farmacêuticas e os planos de saúde que lucram com doenças relacionadas.

Como os dados da pesquisa demonstraram, a situação das mulheres brasileiras quanto à prática esportiva está abaixo do desejável. A seguir, procuro discorrer a respeito de algumas das possíveis causas

Perguntas similares